Atletismo – Trabalho Feito

Introdução

 
No presente trabalho de carácter avaliativo e colectivo, tivemos como tema uma abordagem sobre o atletismo, procurando definir o mesmo, explicar e argumentar a sua história e nomear as provas e procurar explicar.
No trabalho, introduzimos primeiramente abordando sobre o atletismo, neste caso definindo-o como uma modalidade integrada por um conjunto de acções naturais, como são os casos das corridas, dos saltos e dos lançamentos.
O atletismo é um desporto comum, que teve inicio, neste caso uma historia que define no tempo e no espaço, sendo um desporto comum também leva consigo regras que devem ser compridas nas provas, e avisando que cada prova leva consigo suas regras.
 
 
 

Atletismo

 
O atletismo é uma modalidade integrada por um conjunto de acções naturais, como são os casos das corridas, dos saltos e dos lançamentos.

História do atletismo

 
O atletismo surgiu como desporto na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia.
Chamada de stadium pelos gregos, Coroebus foi o vencedor da prova cujo percurso tinha 200 m. No entanto, registos apontam que há cerca de 5 mil anos ele já era praticado no Egipto e na China.
Historicamente, a sua origem remonta à antiguidade clássica, onde toma a forma de um desporto regulamentado. Ao longo da sua evolução, o programa de provas foi modificado e ampliado, sendo actualmente, constituído por disciplinas muito variadas, como é caso das corridas (distancias curtas e longas, com ou sem barreiras), dos saltos (horizontais e verticais) e dos lançamentos.
As provas do atletismo organizam-se em três grandes grupos:
1.    Corridas
2.    Saltos
3.    Lançamentos
Nos lançamentos pretende-se colocar em engenho (a bola de arremesso, o peso, o disco ou o martelo) também o mais longe possível.

1.Corrida

Corrida é uma competição de velocidade ou resistência. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo ou velocidade se apliquem.

Tipos de corridas

 
Existem vários tipos de corrida, nomeadamente:
·         Velocidade (grande intensidade e curta duração)
·         Meio-fundo (intensas e de media duração)
·         Fundo (menor intensidade e longa duração)
·         Barreiras (de velocidade curta ou prolongada)
·         Estafetas (de velocidade e de equipa)
 

Corrida de velocidade

 
É um tipo de corrida cuja distancia a percorrer é curta e efectuada o mais rapidamente possível. A ideia de corrida de velocidade, por conseguinte, alude a uma competição que consagra aquele que se desloca mais rapidamente do que os restantes. Ou seja, com maior velocidade. Quem chega em primeiro à meta numa corrida de velocidade, fá-lo antes que os restantes adversários.
Na corrida de velocidade podemos considerar 4 fases essenciais, nomeadamente: partida, aceleração, velocidade máxima e perda de velocidade.
Na fase de partida utilizam-se as seguintes vozes de comando:
·         «Aos seus lugares»
·         «Estão prontos»
·         Sinal sonoro (palmada com as duas mãos, bater dois tacos de madeira, apito e tiro)  
 
À voz de «Aos seus lugares», os atletas deverão:
1.    Deslocar-se rapidamente para os blocos de partida ou para as covas abertas no solo e colocar-se na posição de cinco apoios, com o olhar dirigido para frente. Normalmente, o bloco da frente é colocado 1,5 a 2 pés da linha de partida e o de trás 1 a 1,5 pés do primeiro.
 
À voz de «estão prontos» os atletas deverão:
1.    Elevar suavemente as ancas, subir o joelho que se encontra no solo, apoiar fortemente os pés nos blocos, manter os braços estendidos, com as mãos apoiadas no solo, fazendo força e evitando o avanço antes do tempo.
 
Ao sinal sonoro (tiro, apito, palmada com as duas mãos, bater dois tacos de madeira), os atletas deverão:
1.    Retirar as mãos do solo.
2.    Realizar uma rápida e simultânea acção de extensão dos membros inferiores.
3.    Avançar o joelho da perna de trás.
4.    Manter a cabeça no prolongamento do tronco, olhando em frente.   
Corrida de meio – fundo
Corrida de meio – fundo e fundo são modalidades do atletismo que correspondem, respectivamente, às distâncias de 800 a 3.000 metros, e de 5.000 metros à maratona.  
Na corrida de 800 metros, o atleta dá duas voltas na pista, pode sair da raia marcada, após a primeira curva, indo para uma mais interna. Os competidores seguem em grupo até se destacarem nas curvas finais. Na prova de 1.500 metros, o competidor já pode, logo no início, sair da raia de que partiu para dar quase quatro voltas na pista.

Corrida de estafeta

 
É uma prova de velocidade, onde cada equipa é constituída por quatros atletas, e tem como objectivo transportar um testemunho desde o inicio ate ao fim da corrida, no menor tempo possível, no menor tempo possível, realizando a transmissão entre os elementos da respectiva zona. O mais importante é conseguir uma velocidade média durante a corrida, pelo que se devem minimizar todas as perdas de velocidade na passagem do testemunho.
 
Técnicas de entrega de testemunho
  • Correr o mais rápido possível
  • Transmitir ao colega, no momento certo, através de um sinal sonoro tal como: Toma, Pega, Vai… de maneira a que não se cheguem a juntar os dois atletas.
  • O testemunho deve ser entregue com um movimento rápido com o braço completamente estendido.
  • Colocar o testemunho na mão do colega.  
Técnicas de recepção do testemunho
  • Colocação na pista de forma correcta tendo em conta a mão que vai receber o testemunho.
  • Iniciar a corrida após o colega passar uma marca previamente colocada (dentro da Zona de Transmissão) e chamada Zona de Balanço.
  • Correr o mais rápido possível olhando em frente
  • Após o sinal sonoro enviado pelo colega, não diminuir a corrida de velocidade, estender o braço receptor completamente á retaguarda para a recepção.
  • Recebe com a mão contrária ao do colega que vai transmitir o testemunho.   
2.Saltos
Salto é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura.
 
Salto em comprimento
O salto em comprimento é uma sucessão de movimentos coordenados procurando atingir a maior extensão horizontal possível
 
Fases do salto em comprimento
Corrida de balanço
Impulsão ou chamada
Suspensão ou fase aérea
Queda ou recepção
 
Corrida de balanço
É através dela que iniciamos o salto fazendo a aproximação ao local de chamada. Consiste na aquisição progressiva da velocidade, que deve ser máxima quando se atinge ao local de chamada.
 
Chamada/Impulsão
É o último apoio da corrida de balanço, onde se abandona o contacto com o solo e se faz o aproveitamento da velocidade adquirida para fazer a impulsão.
Deve ser realizada na tábua de chamada, com um só pé
 
Suspensão ou fase aérea
É a parte do salto em que o corpo está em contacto com o solo e durante o qual se executa diversos movimentos com o fim de prolongar a suspensão e preparar fase.
 
Queda ou recepção
É o contacto com o solo, sobre os dois pés
 

3.Lançamentos

 Lançamento  é uma modalidade desportiva olímpica do atletismo. O objectivo da prova consiste em lançar um disco de metal ou um dardo ou martelo à maior distância possível, superando os demais competidores. Assim como o lançamento de martelo e o lançamento de dardo, esses desportos são chamados oficialmente de lançamento.
Para isso o atleta conta com três tentativas. Apenas os oito melhores lançadores tem possibilidade de lançar outras três vezes.
 
Historia dos lançamentos
O desporto teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, precisamente em 708 AC. Existem várias obras de arte que comprovam isso. Provavelmente os primeiros discos não tinham a forma dos actuais, e eram de pedra. A forma circular do disco utilizado actualmente, foi sendo aperfeiçoada com o tempo. A diferença principal para as competições actuais é que o lançamento era estático, até por volta de 1900, quando os nórdicos passaram a girar para fazer o arremesso. Nessa época o lançamento era feito com as duas mãos. Após a década de 20, foi criada a regra do arremesso com uma mão apenas, e em 1954, o giro passou a ser obrigatório nas competições.
 

Tipos de lançamentos

 
Lançamento de disco
O atleta deve segurar um disco plano contra os dedos da mão e antebraço. Depois, deve girar sobre seu corpo e lançar o disco para frente na maior distância possível. O disco é feito de metal, pesa 2 Kg.
O disco tem medidas e pesos diferentes para homens e mulheres. Pode ser de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas. As medidas dos discos são:
Homens – pesa 2 kg, mede entre 219 e 221 mm de diâmetro e tem de 44 a 46 mm de espessura.
Mulheres – pesa 1 kg, mede entre 180 a 182 mm de diâmetro, e tem de 37 a 39 mm de espessura.
Lançamento de dardo
É uma modalidade que simboliza as caças com lanças da Antiguidade. O arremesso de dardo consiste no lançamento após uma corrida em linha recta de um bastão onde vence o atleta que arremessar mais longe.
Lançamento do martelo
O objectivo do atleta é lançar para frente uma bola de ferro presa a um arame metálico com uma alça na extremidade. Para o lançamento, o atleta pode dar três giros com o martelo sobre a cabeça para ganhar impulso e depois mais três giros em alta velocidade em torno do eixo do seu corpo antes de efectuar o lançamento.

 
 

Conclusão

 
Neste trabalho, que teve como tema a abordagem do atletismo, tivemos várias conclusões. Primeira é que o atletismo tem três (3) provas ou modalidades, nomeadamente: corridas, saltos e lançamentos. Um erro bastante comum na sociedade é pensar que o atletismo somente é a corrida mas descobrimos que é um pensamento errado. O atletismo teve a sua origem na Grécia Antiga em 776 a.C., ano que a primeira Olimpíada da história foi realizada, na cidade de Olímpia.
Também tivemos como conclusão nas três (3) provas ou modalidades do atletismo de que a corrida é uma competição ou resistência, cujo vencedor é aquele que chega primeiro a meta. A corrida divide-se em (5) cinco tipos, nomeadamente: velocidade, meio – fundo, fundo, barreiras e estafetas. Salto é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura. E por fim concluímos com o lançamento que é uma modalidade desportiva olímpica do atletismo. O objectivo da prova consiste em lançar um disco de metal ou um dardo ou martelo à maior distância possível, superando os demais competidores.
 
 
 
 
 
 
Pesquisas relacionadas
 

atletismo pdf
atletismo corrida
atletismo trabalho pdf
atletismo em moçambique
atletismo historia resumida
atletismo pdf livro
atletismo madeira
atletismo modalidades
atletismo sporting
atletismo adaptado
atletismo almada
atletismo atletas
atletismo abrantes
atletismo adaptado regras
atletismo atletas portugueses
atletismo açores
atletismo a do barbas
a atletismo braga
a atletismo porto
a atletismo aveiro
a atletismo algarve
a atletismo lisboa
a atletismo coimbra
a atletismo guarda
a atletismo viseu
a atletismo santarem
a atletismo madeira
atletismo ácido láctico
atletismo área de lanzamiento
atletismo na áfrica
ángulo atletismo
atletismo beja
atletismo barreiro
atletismo benfica idade
atletismo belenenses
atletismo bragança
atletismo boavista
atletismo benavente
atletismo barcelos
atletismo b
edad veterano b atletismo
categoria master b atletismo
atletismo coimbra
atletismo carlos fonseca
atletismo cascais
atletismo castelo branco
atletismo calendario
atletismo corrida de estafetas
atletismo categorias
atletismo corrida de barreiras
c.atletismo ardoi calendario de carreras
atletismo c
c+s lavra atletismo
c.d. aviles atletismo
c.d. hernani atletismo
atletismo da madeira
atletismo definição
atletismo desenho
atletismo de braga
atletismo disciplinas
atletismo desporto escolar
atletismo de força
atletismo do algarve
atletismo dardo
atletismo decathlon
atletismo d
historia do atletismo
mundial de atletismo
tipos de atletismo
campo de atletismo
modalidades d atletismo
saltos de atletismo
provas d atletismo
atletismo d&d 5e
cancha de atletismo
atletismo evora
atletismo em ingles
atletismo em portugal
atletismo estafetas
atletismo em angola
atletismo escolar
atletismo e suas modalidades
atletismo em lisboa
atletismo espanha
el atletismo
atletismo e cia
atletismo e suas provas
atletismo e suas regras
atletismo e modalidades
atletismo e sua história
atletismo e natação
atletismo e suas modalidades resumo
atletismo e saude
atletismo évora
atletismo é um esporte coletivo ou individual
atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades
atletismo é um esporte
atletismo é a pratica esportiva
atletismo é digrafo
atletismo é dividido em quantas modalidades
atletismo é um esporte individual
atletismo é bom pra saude
o’que ê atletismo
oq ê atletismo
atletismo feminino
atletismo feminino portugal
atletismo fc porto
atletismo faro
atletismo fundo
atletismo fpa
atletismo feminino benfica
atletismo federado
atletismo feirense
atletismo figueira da foz 2020
f atletismo madrid
f p atletismo
f galega atletismo
f portuguesa atletismo
f andaluza atletismo
f a atletismo
f española atletismo
f aragonesa atletismo
f g atletismo
f vasca atletismo
atletismo guarda
atletismo gaia
atletismo grandola
atletismo gestos tecnicos
atletismo galego
atletismo gif
atletismo gallego
atletismo goiania
atletismo grecia antiga
atletismo guimaraes
atletismo huelva
atletismo história e regras
atletismo historia pdf
atletismo hoje
atletismo heredia
atletismo história e evolução
atletismo heptatlo
atletismo hoje em dia
atletismo h
atletismo imagens
atletismo ingles
atletismo introdução
atletismo inatel
atletismo ilhavo
atletismo in english
atletismo ilha terceira
atletismo internacional
atletismo imagem
atletismo infantil
atletismo jamor
atletismo jogos olimpicos
atletismo joao lima
atletismo jogado
atletismo jogos olimpicos 2016
atletismo joma
atletismo juegos
atletismo jamaica
atletismo jaen
atletismo jogos pan americanos
juegos de atletismo
atletismo kempes
atletismo kenia
atletismo kipchoge
atletismo qatar
atletismo quilômetros
atletismo kenianos
atletismo kawaii
atletismo kevin
atletismo que significa
atletismo kilómetros por hora
k es atletismo
k sig atletismo
k es el atletismo resumen
k se significa atletismo
atletismo leiria
atletismo lançamentos
atletismo lousada
atletismo lourosa
atletismo loures
atletismo logo
atletismo lagos
atletismo leixoes
atletismo livro pdf
l atletismo francais
l atletismo de fuerza
l carnitina atletismo
e l atletismo
tipos de l atletismo
club atletismo l’eliana
reglas del atletismo
imagenes de l atletismo
q es el atletismo
pruebas del atletismo
atletismo magazine
atletismo moita
atletismo maia
atletismo madrid
atletismo marinha grande
atletismo maratona
atletismo marcha
atletismo modalidades e regras
100m atletismo río 2016
100 m atletismo
1500 m atletismo
200 m atletismo
400 m atletismo
5000 m atletismo
3000 m atletismo
record 1500 m atletismo
relevo 4x100m atletismo río 2016
atletismo m
atletismo noticias
atletismo na escola
atletismo nacional
atletismo no brasil
atletismo nos jogos olimpicos
atletismo no porto
atletismo nota positiva
atletismo nacional strada 2020
atletismo nacional estrada
atletismo no mundo
atletismo en ingles
atletismo n
atletismo o que é
atletismo oeiras
atletismo odivelas
atletismo oliveira do douro
atletismo olimpiadas
atletismo olimpico
atletismo origem
atletismo oliveira do bairro
atletismo ourense
atletismo olimpiadas 2020
o atletismo é uma modalidade
o atletismo pdf
o atletismo é um dos esportes que mais se identificam com o espírito olímpico
o atletismo é composto por provas de
o atletismo é dividido em quantas modalidades
o atletismo realizado em ambiente fechado
o atletismo no brasil e no mundo
o atletismo é um dos esportes
o atletismo resumo
o atletismo viabiliza a inclusão de pessoas com deficiências
óculos atletismo
órgão atletismo
atletismo portalegre
atletismo pombal
atletismo paralímpico
atletismo povoa de varzim
atletismo portugues
federação p atletismo
p que significa atletismo
atletismo quarteira
atletismo quando surgiu
atletismo questões
atletismo quem criou
atletismo que es
atletismo q es
atletismo quiz
atletismo quadra
que atletismo
atletismo q significa
atletismo q palabra es
q es atletismo concepto
que es atletismo de campo
que es atletismo resumen
que es atletismo y sus disciplinas
q es atletismo y sus reglas
atletismo recordes
atletismo resultados
atletismo resumo
atletismo rio maior
atletismo resistencia
atletismo recordes nacionais
atletismo rio tinto
atletismo regras e modalidades
atletismo revista
atletismo saltos
atletismo setubal
atletismo salto em altura
atletismo sc braga
atletismo seixal
atletismo sintra
atletismo slideshare
atletismo significado
atletismo são miguel
atletismo s.miguel
associação atletismo s. miguel
que e s atletismo
jogos atletismo
atletismo trabalho
atletismo terceira
atletismo torres vedras
atletismo tipos de corrida
atletismo tipos de saltos
atletismo torres novas
atletismo tavira
atletismo transferencias
atletismo tecnicas
t-shirt atletismo
atletismo t
atletismo ua
atletismo usp
atletismo ultimas noticias
atletismo união de tomar
atletismo universitario
atletismo usain bolt
atletismo ufsc
atletismo uruguay
atletismo uc
atletismo uniforme
atletismo u de chile
atletismo ulima
uandes atletismo
atletismo ucaldas
atletismo urosario
que es un atletismo
atletismo viana
atletismo velocidade
atletismo viseu
atletismo vila real
atletismo veteranos
atletismo vagos
atletismo vitoria de setubal
atletismo vigo
atletismo valejas
atletismo vale figueira
atletismo v region
atletismo wikipedia
atletismo wallpaper
atletismo wikipedia español
atletismo wikipedia la enciclopedia libre
atletismo wl
atletismo wikihow
atletismo wordreference
atletismo word
atletismo wikipedia en ingles
atletismo wordpress
atletismo w
atletismo ou corrida
maratona no atletismo
atletismo youtube
atletismo yahoo
atletismo y sus disciplinas
atletismo y sus pruebas
atletismo y sus clases
atletismo y sus modalidades
atletismo y educacion
atletismo y sus reglas
atletismo y sus ramas
atletismo y ciclismo de chiapas
atletismo zona norte
atletismo zaragoza
atletismo zapatillas
atletismo zurich
atletismo zoiti
atletismo zamora
atletismo zona sur
atletismo zaragoza niños
atletismo zona oeste
atletismo zurita
run 04 atletismo
atletismo trackid=sp-006
categoria 0 atletismo
0 que e atletismo
0 que significa atletismo
atletismo 100 metros
atletismo 100m
atletismo 1000 metros
atletismo 1912
atletismo 1996
atletismo 10000 metros
atletismo 1500 metros
atletismo 100 metros planos
atletismo 1000 metros planos
atletismo 1980
1. atletismo
formula 1 atletismo
1 modalidade do atletismo
1 de agosto atletismo
atletismo 1 eso
atletismo 1 unlam
atletismo 1 velocidad vallas y marcha
atletismo 1 primaria
atletismo 1.500 m
atletismo 2020
atletismo 2019
atletismo 200 metros
atletismo 2018
atletismo 2012
atletismo 2016
atletismo 2012 google
atletismo 200m
atletismo 2019 peru
atletismo 2019 doha
2 modalidades do atletismo
2 atletas do atletismo
atletismo 2 unlam
atletismo 2 eso
atletismo 2 tipos
2 pruebas de atletismo
2 pruebas de atletismo que son de velocidad
2 conceptos del atletismo
2 reglas del atletismo
2 disciplinas del atletismo
atletismo 3000 metros
atletismo 300 metros
atletismo 3000 metros planos
atletismo 3000 metros obstaculos
atletismo 3 modalidades
atletismo 3 ano fundamental
atletismo 3000 obstaculos
atletismo 3 km
atletismo 3000 metros recorde
omega 3 atletismo
3 tipos de atletismo
3 disciplinas de atletismo
3 curiosidades do atletismo
3 categorias do atletismo
atletismo 3
atletismo 400m
atletismo 400 metros
atletismo 4×100
atletismo 4×400
atletismo 4 por 100
atletismo 400 metros rasos
atletismo 400 metros com barreiras
atletismo 4×400 metros
atletismo 4 tipos de saltos
atletismo 400 metros planos
atletismo 4 x 400 metros
atletismo 4 x 100
atletismo 4 por 400
atletismo 4 x 400
atletismo 4 ano
4 modalidades do atletismo
4 saltos de atletismo
4 provas de atletismo
atletismo 5000 metros
atletismo 5 ano
atletismo 50 metros
atletismo 500 metros
atletismo 5 modalidades
atletismo 5 pruebas de campo
atletismo 5 anos
atletismo 5 villas
atletismo 5 km
5 regras do atletismo
5 provas de atletismo
atletismo 6 ano
atletismo 6o ano
atletismo 60 metros
atletismo 600 metros planos
atletismo 600 metros
atletismo 60 metros planos
atletismo 60 metros lisos
atletismo 6 años
atletismo 6 primaria
atletismo 6o primaria
6 modalidades do atletismo
atletismo 6
6 disciplinas del atletismo
6 pruebas de atletismo
6 reglas del atletismo
clavos atletismo 6 mm
atletismo 7o ano
atletismo 7 ano
atletismo 7 modalidades
atletismo 75 metros
atletismo 776a c
atletismo 75 metros planos
atletismo 700 metros
atletismo 7 palmas
questoes sobre atletismo 7 ano
prova de atletismo 7 ano
7 pruebas de atletismo
7 disciplinas del atletismo
7 reglas del atletismo
7 tipos de atletismo
atletismo 800m
atletismo 800 metros
atletismo 8 ano
atletismo 800 metros regras
atletismo 8o ano
atletismo 800 metros historia
atletismo 800 metros planos
atletismo 80 metros planos
atletismo 80 metros
atletismo 800
sub 8 atletismo
8 disciplinas del atletismo
8 reglas del atletismo
8 pruebas de atletismo
8 tipos de atletismo
8 eventos del atletismo
8 clases de atletismo
8 ejemplos de atletismo
8 noticias de atletismo 2019
atletismo 9 ano
atletismo 94
atletismo 9 de agosto
94 atletismo jogos olimpicos
eventos atletismo 94
atletismo barcelona 92
clavos atletismo 9mm
atletismo en 9 de julio
minuto 90 atletismo

objetivo 92 atletismo
atletismo trabalho pronto
trabalho feito de atletismo
trabalho feito sobre o atletismo
introdução sobre o atletismo
trabalho feito sobre atletismo
introdução sobre atletismo

trabalho escolar sobre atletismo