Introdo
O presente trabalho traz uma abordagem sobre alguns aspectos que ocorre no Sistema Nervoso Central seu funcionamento, lesões que nele ocorre, complicações e consequências. O Sistema Nervoso Central (SNC) é o conjunto formado por ligações de nervos e corpo com a função de captar informações, mensagens e demais estímulos externos assim como também respondê-los, além de ser responsável por comandar a execução de todos os movimentos do corpo sejam eles voluntários ou involuntários.
O SNC é constituído pelo encéfalo, medula espinal e pelo Sistema Nervoso periférico. O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e bolbo raquidiano. É nesta perspectiva que este trabalho pretende detalhar os aspectos que ocorrem no encéfalo ou Tronco Cerebral
Objectivo geral
Conhecer as lesões entre o cérebro e o comportamento humano.
Objectivos específicos
Ø Descrever a estrutura do tronco cerebral;
Ø Conhecer as consequências das lesões cerebrais
Desta forma existe a necessidade de o psicólogo clínico perceber os processos que ocorrem no tronco cerebral para ajudar na reabilitação para o funcionamento normal do comportamento humano.
A metodologia usada neste trabalho foi com base em consulta virtual a Internet.
Contextualização
A Neuropsicologia estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afecta o sistema nervoso causam déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana. Em outras palavras, a neuropsicologia actua mais frequentemente no estudo das funções mentais superiores são investigadas por abordagens fisiológicas e biológicas (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia e
Desse modo a neuropsicologia compõe fortemente o campo das neurociências, com ênfase na neurociência cognitiva. Atribui-se tanto ao psicólogo Donald Olding Hebb (1904-1985) como ao médico William Osler (1849-1919) a proposição do termo neuropsicologia.
I.TRONCO CEREBRAL
O Tronco cerebral ou tronco encefálico é a porção do sistema nervoso central, situada entre a medula espinhal e o diencéfalo, sendo quase na sua totalidade intracraniano (apenas uma porção do bulbo é exocraniana). Ocupa a fossa craniana posterior diante do cerebelo, (HUGHES, 2003).